quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Pesquisa na Escola: Um olhar crítico.

__A Pesquisa é uma ferramenta poderosa na mão do educador, pois a mesma busca o conhecimento e se alimenta das duvidas e perguntas, testando teorias e praticas que possuem status de verdades. Esse método garante a integração constante entre professor, aluno e sociedade, pondo em debate temas que geram conhecimento profundo nas áreas das ciências sociais e exatas.
__Observa-se que a implantação da escola do futuro passa pela utilização exaustiva deste método, pois o aluno quando pesquisa e utiliza o espaço da escola como ambiente de aprendizado gera conhecimento diferenciado, com um pensamento crítico, porem, valorizando o trabalho cooperativo.
__A implantação da pesquisa como método preferencial de geração de conhecimento passa pela superação de problemas estruturais, os quais se referem aos próprios educadores. Faz-se necessário uma atualização na metodologia utilizada pelos mesmos, já que em muitos casos pesquisa é sinônimo de cópia e acumulo de conteúdos.
__É importante nesta fase que os educadores possam transformar o aluno em sujeito ativo, participando com suas experiências e duvidas, além de sua capacidade de criar e inventar o saber, não somente transformando o sujeito em depósito de conteúdo fragmentado. Para isso observa-se a integração constante entre aluno e professor, cooperação que rende reflexões e aprendizado profundo através de uma pesquisa participativa.

(NININ, Maria Otilia Guimarães. Pesquisa na escola: que espaço é esse? O do conteúdo ou o do pensamento crítico?. Educ. rev. [online]. 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/ pdf/edur/n48/a02n48.pdf> Acesso em: 26 jul 2011)

Nenhum comentário: