__Existe uma série de variáveis econômicas que tendem a influenciar no comercio internacional, podendo inviabilizar meu produto ou serviço na esfera internacional.
__Um dos exemplos que retrata esta situação é da indústria de compensados, no qual ocupamos um lugar de destaque entre os principais centros produtores e exportadores do planeta, entretanto nos últimos anos este produto tem perdido espaço para outras formas de embalagem, tanto no âmbito internacional quanto nacional, e a solução que a indústria brasileira optou foi a realocação de sua produção para a exportação, já que a preferencia nacional por outros produtos substitutos aumentou consideravelmente.
__Relatando a importância de se analisar possíveis cenários de forma a estar melhor preparado para mudanças conjunturais tanto de ordem econômicas quanto mercadológicas, o artigo busca construir um modelo de comércio internacional de compensado para simular mudanças no curto prazo nos fluxos e nos preços deste produto, ocasionadas por choques em variáveis exógenas como mudanças nos deslocadores da demanda dos principais países importadores e nos deslocadores da oferta dos principais países exportadores. A utilização de técnicas de simulação permite uma diminuição no risco destas mudanças, aumentando a eficiência e a certeza no que tange a tomada de decisões.
__Visando resultados em curto prazo, destaca-se que ao aumentar em 10% os efeitos nos fluxos e nos preços de deslocadores de demanda de compensados do Japão, Estados Unidos e Alemanha aumentará automaticamente os preços dos países exportadores que têm participação maior nestes mercados. Os países menos expressivos nos mercados destacados acima aumentam pouco, ou até reduzem, seus preços e, com isso, beneficiam-se de aumentos maiores nos fluxos comerciais do que os países com participação maior, pois a uma oportunidade de aumentar a participação nos mercados em questão.
__O efeito de mudanças na produção, nos fluxos e no preço ofertado também é avaliado pelo estudo. Relata-se que um aumento de 10% na oferta de compensado da Indonésia, Malásia e Brasil reduz seu preço, permitindo que haja ampliação de sua participação em todos os mercados Importadores. No caso do Brasil, o crescimento da oferta de compensado elevou sua participação em todos os mercados, mas a receita total de exportação diminuiu, em decorrência da queda no preço do produto.
OLIVEIRA, Antônio Donizette de; RIBEIRO, Ivonise Silva Andrade and SCOLFORO, José Roberto S.. Análise do mercado internacional de compensado. Rev. Árvore [online]. 2005, vol.29, n.2, pp. 311-320.
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