___A revolução constante das inovações tecnológicas influencia diretamente a sociedade contemporânea e suas instituições sociais. O pensar de um novo modelo de gestão escolar, de como gerar conhecimento através de sujeitos ativos é reflexo desta revolução, que mesmo sendo tecnológica afetara os campos das ciências humanas e sociais.
__Para obter maior eficiência na geração do conhecimento e participação ativa dos estudantes, define-se como necessário para a educação do futuro sete saberes, os quais fomentam o cidadão através de reflexões críticas, éticas e filosóficas.
__Destaca-se no primeiro saber que todo conhecimento esta sujeito ao erro e a ilusão, sendo assim todo conhecimento é uma incerteza. O segundo reflete a necessidade de analisar e refletir sobre os temas e pesquisas através de uma visão global, trazendo como tema central a relevância do contexto para analise de determinado objeto. O terceiro aborda sobre a condição humana, maximizando a multidimensionalidade e a complexidade humana. No quarto saber expõe-se a importância de trabalhar a era planetária e ensinar a identidade terrena. O quinto caracteriza o enfrentamento das incertezas, é precisa saber lidar com as incertezas em meio a raras certezas. O sexto saber corresponde a ensinar a compreensão, trata-se de uma missão espiritual da educação, proporcionar a compreensão humana. O ultimo e sétimo saber refere-se a ética no gênero humano, a qual envolve o individuo, a sociedade e a espécie.
__Sobre o método utilizado pela escola do futuro, retrata-se o desejo pela interdisciplinaridade, ou seja, a integração dos conhecimentos, os quais geram a visão holística buscada pelo método de ensino. Para tal, se faz necessário a presença e atuação ativa do sujeito (educando) no processo educacional.
__Essa nova proposta de construção de saber, propõe romper com a fragmentação do conhecimento, o sucesso deste fator passa pela atualização e participação dos educadores, gestores e outros participantes, a função da educação é civilizar os indivíduos e estabelecer valores morais e éticos que facilitem a integração entre indivíduos e, portanto, a geração de conhecimento (riqueza).
HEINZEN, Luiz Fernando, et al. O Conteúdo, o Método e a Gestão da Escola do Futuro. VI Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América Latina. 2006. Disponível em: < http://www.facu ldadesenergiasul.com.br/Artigos/escola-do-futuro.pdf > Acesso em: 26 jul 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário