terça-feira, 10 de maio de 2011

Política Internacional - conceitos elaborados por um universitário

__A política internacional tem como principal ator o Estado Nacional Moderno. Os mesmos são organismos internacionais dotados de soberania, portanto define-se que o sistema internacional tem caráter anárquico, onde os atores estão em uma constante busca pelo poder.
__O estudo da política internacional, assim como a própria relação entre os Estados é atual. Levando em consideração milênios de existência de organizações humanas, o Estado é um órgão novo, de controle social e ao mesmo tempo representa os interesses nacionais de forma coesa e soberana.
__É importante citar a presença de ideologias centrais no sistema internacional. As religiões ofereceram grande feed-back na atuação das instituições de governança social, sendo mecanismo de justificativa de ações como por exemplo: as cruzadas. Assim o Estado Nacional Moderno sofrerá esta influência religiosa, porem a presença da ideologia científica , ou seja, a busca por uma verdade definitiva trará novos debates e modelos de gestão social.
__O desenvolvimento científico-capitalista emerge novos atores significantes no cenário global. Surgem grandes companhias, organizações internacionais públicas e não governamentais, e indivíduos. Os mesmos competem diretamente com os Países em seus interesses. O que leva-nos a pensar em uma nova ordem mundial. A globalização facilita a atuação destes atores, a informação disponível instantaneamente faz com que pessoas e instituições se simpatizem e mobilizem-se por uma causa, mais rápidas e eficientes.
__A Geopolítica se baseia no controle político de territórios visando segurança econômica e social a população de determinado país. A mesma encontra-se em reformulação teórica, se há 50 anos a preocupação era exclusiva da geopolítica entre países, hoje há uma preocupação com grupos terroristas, narcotraficantes e outros atores que influenciam na segurança e soberania dos países.
__Para atingir a proteção dos interesses nacionais assim como a segurança da população os países desenvolvem diretrizes, ações que possam ser realizadas seguindo um planejamento interno e externo. Essas ações, ideologias e expectativas são definidas por varias políticas nacionais, dentre estas, está a que iremos abordar no trabalho: A Política Externa, a qual tem por objetivo representar os interesses nacionais no meio internacional. Esta política é desenvolvida sobre temas como: economia, meio-ambiente, integração regional, migração e imigração, políticas energéticas, segurança, e outros temas que são vitais ao país em questão.